Governo precisa de um ministro da Educação que não "seja lunático", diz Maia

07/09/2020

08:32:06 AM

Geral


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira, 8, que o governo precisa definir logo um novo e "bom" ministro da Educação. "Diferente do anterior, para retomarmos tema da Educação", disse Maia, em entrevista à CNN, em referência ao ex-comandante da pasta Abraham Weintraub, alvo de críticas do deputado.

"Um ministro que não seja lunático, que viva no mundo dos normais", disse sobre o possível novo escolhido. Maia voltou a afirmar que a Câmara deve votar na próxima semana a prorrogação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Bolsonaro tem lista e já ouve candidatos ao MEC

Auxiliares do Planalto evitam determinar uma data para o anúncio do novo titular da Educação, mas Bolsonaro, diagnosticado com a Covid-19 , já fez as últimas entrevistas para o cargo e faz as derradeiras análises antes de indicação.  De acordo com assessores próximos, o presidente reconhece que não há mais chances para errar.

O mais recente cotado é o ex-vice reitor da Universidade Mackenzie , Milton Ribeiro. Pastor presbiteriano em Santos (SP) e doutor em Educação, ele conversou por videoconferência na terça-feira, 7, com o presidente.  Momentos antes da reunião virtual, Bolsonaro indicou, sem mencionar nome, que falaria com um “candidato do Estadão de São Paulo” e que ele “talvez” fosse o escolhido.

Apesar de pastor, Milton Ribeiro não agrada a todos os evangélicos. "No segmento evangélico o Mackenzie é a pior referência conservadora que eu conheço. De todo o ensino confessional, é o menos conservador", disse o deputado federal Sóstenes Calvante, que quer ver nomeado o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correia. Ex presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ele é membro da Igreja Batista e teria o apoio de parte de militares.

Apontado pelo presidente como “reserva” para o cargo de ministro , o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-SP), vem buscando apoio de parlamentares para assumir o posto e tem se apresentado a integrantes de entidades educacionais, como a a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Fonte: CORREIO DO POVO

Compartilhe