Duelo com o Juventude pode ser emblemático para o Grêmio
Tricolor está na parte intermediária da tabela de classificação do Brasileirão
O jogo contra o Juventude, neste domingo, na Arena, ganhou um peso especial para o Grêmio nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Com 36 pontos conquistados em 29 rodadas, o Tricolor se encontra em uma situação intermediária na tabela de classificação: são cinco pontos à frente da zona de rebaixamento e três abaixo do G-8 – que poderá dar uma vaga na pré-Libertadores dependendo dos campeões da Libertadores e da Copa do Brasil.
No cenário mais positivo, com uma vitória sobre o Papo, o Grêmio poderá igualar o Vasco no número de pontos (39), ficando atrás apenas no número de vitórias (11 contra 10). Na mesma rodada, o Gigante da Colina vai encarar o Bragantino, em Bragança Paulista. Uma combinação de resultados deixaria os gaúchos mais confiantes para buscar objetivos maiores dentro da competição nas oito rodadas restantes.
Por outro lado, a projeção do pior cenário colocaria o Tricolor mais perto do Z-4. Uma derrota na Arena, aliada a resultados positivos de Vitória (contra o Corinthians, em casa) e de Santos (contra o Botafogo, fora de casa), deixaria os comandados de Mano Menezes a apenas dois pontos do primeiro time na zona de rebaixamento. Sem contar que daria um pouco de sobrevida para o Juventude na briga contra o rebaixamento.
No recorte de jogos sob o comando de Mano Menezes, o Grêmio disputou 24 partidas − a primeira foi o empate com o Vitória por 1 a 1, no Barradão. São oito vitórias, oito empates e oito derrotas. O aproveitamento é de 44,4%, igual do 8° colocado neste momento, o Vasco. Desde o início da competição nacional, o rendimento dos gaúchos é de 41% (nove vitórias, nove empates e 11 derrotas).
Após o duelo em Porto Alegre, o Tricolor terá ainda oito confrontos pela frente: Corinthians (F), Cruzeiro (C), Fortaleza (F), Vasco (C), Botafogo (F), Palmeiras (C), Fluminense (C) e Sport (F). No primeiro turno, contra esses mesmos adversários, os gaúchos fizeram seis pontos, sendo apenas uma vitória, contra o Leão do Pici, três empates e quatro derrotas.
Fonte: Correio do Povo