CTG de Teutônia faz campanha para reformar sede danificada em vendaval
Evento climático no dia 6 deste mês causou danos estruturais no telhado e na churrasqueira

O vendaval que atingiu a região em diferentes intensidades no último dia 6 de outubro ocasionou mais danos no município de Teutônia. Foram cerca de 30 casas destelhadas e diversas estruturas que sofreram danos com quedas de árvores. No bairro Canabarro, o CTG Porteira dos Pampas teve parte do telhado da área de cozinha arrancado com danos estruturais que causaram rompimento das estruturas de madeira e telhas arrancadas. A direção da entidade está em busca de apoio para a reconstrução.
Após o sinistro, uma equipe da defesa civil auxiliou na avaliação de danos. O relatório final apontou que para a reestruturação, substituindo a estrutura de madeira no telhado por tesouras de metal está orçada em cerca de R$110 mil. “Todo o trabalho e ações que a gente faz para arrecadar dinheiro aqui no CTG é para manter a estrutura. Água, luz, professores, internet, as coisas básicas, e realmente para fazer a manutenção e toda essa reforma a gente não tem de onde tirar esses recursos” lamenta a patroa do CTG Cássia de Souza.
Para custear a reforma, foi organizada uma “Vakinha” online (vakinha.com.br/5756762) com o nome “Salve o Porteira”. Interessados em ajudar podem doar valores pelo site acima ou diretamente no Pix da entidade no CNPJ 91.571.109.0001/34. É possível contatar a direção do CTG pelo instagram @ctgporteiradospampas.
Danos
O espaço de cozinha e churrasqueiras, que fica na parte dos fundos do centro de tradições foram parcialmente arrancados durante o vendaval. A patroa Cásia de Souza relata que foi avisada pelos vizinhos do CTG sobre os danos. “Por volta de 6h30min, a gente recebe a ligação dos vizinhos, que tinha acontecido alguma coisa no CTG. Chegamos aqui, a parte de cozinha, churrasqueira e copa estava tudo destruído”.
Trabalho Social
Além das atividades ordinárias do CTG, o espaço é utilizado pelo programa social “Porteira Vive, o Porteira que Acolhe”, que reúne 80 dançarinos, sendo 60 crianças e 20 idosos de Teutônia e cidades da região. Além das aulas de danças, com o auxílio de doações de ONG’s da cidade, sempre é oferecido um lanche ou jantar para os participantes.
“Não cobramos mensalidade nenhuma e ainda oferecemos um lanche ou uma janta para eles saírem daqui do CTG pelo menos, com uma refeição feita. Essas refeições todas são feitas por doações, por grupos ONGs que se identificam com o nosso projeto e fazem a doação” relata.
Fonte: Grupo A Hora