ANTT agenda para 18 de novembro revisão de concessão da BR-386
Audiência pública vai discutir proposta de nova ponte sobre o Rio Taquari, construção de elevada no bairro Pinheiros, em Estrela, e intervenções em Marques de Souza (trevo de acesso) e Fontoura Xavier.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faz no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, em Porto Alegre, uma audiência pública para discutir a revisão quinquenal do contrato de concessão das rodovias BR-101, BR-290, BR-386 e BR-448, administradas pela ViaSul, empresa Motiva. O encontro tem como objetivo colher sugestões da sociedade e de lideranças regionais sobre melhorias nas estradas.
No Vale do Taquari, uma das principais demandas que serão apresentadas é a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, na BR-386, paralela à atual estrutura. A proposta é liderada pelo grupo Movimento Nova Ponte 386, que busca apoio do Ministério dos Transportes para incluir a obra na revisão contratual. A ViaSul já teria sinalizado positivamente à iniciativa.
O projeto prevê uma ponte de 238 metros sobre o Rio Taquari e 129 metros sobre o Arroio Boa Vista. O investimento estimado é de R$ 143 milhões, financiado com recursos do pedágio da BR-386, sem uso de verba pública direta. Para viabilizar a execução, o movimento sugere a prorrogação do contrato da CCR ViaSul por quatro a cinco anos, estendendo a concessão até 2053, sem aumento nas tarifas de pedágio.
Outras obras incluídas na proposta de revisão envolvem a construção de uma elevada no bairro Pinheiros, em Estrela, e intervenções em Marques de Souza (trevo de acesso) e Fontoura Xavier.
Fonte: Grupo Independente