Polícia Civil do Vale do Taquari recebe embarcação para operações em áreas aquáticas
Embarcação com capacidade de seis pessoas e equipamentos operacionais e de segurança serão entregues oficialmente na próxima semana

A 19ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), com sede em Lajeado, foi contemplada com uma embarcação modelo SR-15 AP, desenvolvida por uma empresa de Atibaia-SP. A entrega oficial do equipamento está marcada para o próximo dia 8 de outubro.
A embarcação foi adquirida por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e será destinada ao uso em todos os municípios que compõem a 19ª Região Policial. O barco conta com casco reforçado de 4,40 metros e flutuadores em tecido à base de Hypalon, com espessura superior à padrão, garantindo robustez estrutural semelhante à de embarcações infláveis de grande porte. Ele possui capacidade para até seis pessoas ou 1.600 kg de carga, sendo equipado com motor de popa.
Além disso, foram adquiridos equipamentos operacionais e de segurança, com apoio financeiro do Sindilojas-VT, que destinou verbas para a compra de itens essenciais ao uso da embarcação: roupas de borracha; capacetes e coletes salva-vidas; bóia de salvamento; cordas; mosquetões; fitas de ancoragem; lanternas e holofote portátil. Também foram adquiridos kits de primeiros socorros e motosserra.
Treinamento de equipe específica
A Polícia Civil designará uma equipe específica de policiais para operar a embarcação. Esses agentes estão sendo capacitados com treinamentos especializados em condução de embarcações, salvamento aquático e técnicas operacionais, com cursos promovidos pela Coordenadoria de Recursos Especiais - Core/PCRS e Marinha do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Lajeado.
Além disso, novas capacitações serão realizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado e a Defesa Civil, com foco em operações durante enchentes, uso dos equipamentos embarcados e resgate de vítimas em áreas alagadas.
Fonte: Grupo Independente