Grêmio visita o Santos para se manter no Top 10 do Brasileirão
Mano Menezes tem desfalques importantes na montagem da equipe que vai a campo na Vila Belmiro
Se antes do início do segundo turno a meta era apenas se distanciar da zona de rebaixamento, os resultados conquistados nas primeiras seis rodadas da segunda parte do Brasileirão permitem ao Grêmio sonhar por objetivos maiores dentro da competição. Será diante desse novo cenário que o Tricolor vai para duas partidas fora de casa antes da parada para a data Fifa. O primeiro desses compromissos acontece nesta quarta-feira, às 21h30min, contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 26ª rodada.
Para o duelo no litoral santista, Mano Menezes tem problemas para escalar o time. O departamento médico gremista segue cheio, principalmente com atletas titulares. Além de Willian, que não precisará passar por cirurgia em função da fratura no quinto metatarso do pé direito, Tiago Volpi e Cuéllar também não viajaram. Por causa de dores musculares, o goleiro e o volante só voltarão a ficar à disposição para o jogo diante do São Paulo, na Arena, em 16 de outubro, às 19h. É o mesmo caso de Cristian Olivera, que sentiu um desconforto muscular e ficou em Porto Alegre.
Por outro lado, Marcos Rocha está com a delegação em São Paulo. O lateral-direito, porém, não tem presença garantida nas duas partidas seguidas como visitante, contra Santos e Bragantino, já que vem relatando dores musculares. As duas novidades entre os relacionados são João Lucas e o jovem Riquelme. Ambos estão recuperados de lesões musculares e ficarão como opção no banco de reservas da Vila Belmiro.
Adversário do Tricolor, o Peixe chega para o duelo desta noite sem poder contar ainda com o seu principal jogador, Neymar. O craque segue em recuperação de uma lesão muscular de grau 2 na coxa direita. Ele não atua desde 14 de setembro, no empate com o Atlético-MG por 1 a 1, na Arena MRV.
Desde que Juan Pablo Vojvoda assumiu a equipe, o Santos não sabe o que é perder: são quatro jogos, com uma vitória e três empates. Ex-Grêmio, Guilherme tem sido o principal destaque da equipe na temporada. Em 2025, o camisa 11 disputou 34 partidas e marcou 14 gols.
Brasileirão 2025 – 26ª rodada
Santos
Gabriel Brazão; Mayke (Igor Vinícius), Alexis Duarte (Adonis Frías), Luan Peres e Escobar (Souza); João Schmidt, Zé Rafael, Barreal e Rollheiser; Guilherme e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Grêmio
Tiago Volpi; Marcos Rocha (Dodi), Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega, Arthur, Pavon, Edenilson e Alysson; André Henrique. Técnico: Mano Menezes.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Data e hora: 1° de outubro, quarta-feira, às 21h30min
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Fonte: Correio do Povo