Em Lajeado, IGP recolhe lonas de freio do ônibus da UFSM, envolvido no acidente com sete mortos em Imigrante
Peças passarão por avaliação laboratorial; resultado deve sair em 30 dias

Técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Cruz do Sul estiveram em Lajeado, na tarde desta terça-feira (8), para realizar levantamentos no ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no qual estavam as vítimas do acidente ocorrido no dia 4 de abril, na via de acesso ao centro do município de Imigrante.
Na ocasião, sete pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas, entre professores e estudantes da universidade. O grupo do curso de Paisagismo faria uma visita de estudos ao Cactário Horst.
Conforme o técnico do IGP Paulo Frank, o objetivo principal do trabalho, que ocorreu no depósito do Detran-RS, às margens da BR-386, no Bairro Olarias, foi remover as lonas de freio do veículo.
Uma das linhas da investigação, que apura as causas do acidente, aponta para uma possível falha do sistema de frenagem. “Esta é uma das tantas perícias necessárias neste caso. A grande questão, que é a tarefa da nossa equipe neste momento aqui, é tentar esclarecer a seguinte questão: havia ou não havia freios? Com o auxílio de um mecânico, supervisionamos a remoção das lonas de freio, as quais serão levadas para análise laboratorial em Porto Alegre, para verificar se ocorreu algum processo de vitrificação nas lonas de freio. Vamos avaliar se uma questão de alta temperatura, ou algum outro aspecto possa ter influenciado na capacidade de frenagem do veículo. Nesse momento, não estamos afirmando nada. Estamos apenas coletando material para análise de laboratório”, explica Frank.
De acordo com o perito, o resultado da análise deve sair dentro de 30 dias.
Fonte: Grupo Independente