Anúncio iminente: Inter deve confirmar Ramón Díaz
Treinador argentino estava desde o início na lista, apesar de os dirigentes colorados terem negociado também com Luis Zubeldía
Desde que o Inter perdeu o Gre-Nal, no domingo passado, resultado que precipitou a demissão de Roger Machado, os dirigentes colorados trabalham na definição do substituto. Primeiro, alinhavaram um acordo com Luis Zubeldía, que estava no São Paulo até junho, mas o negócio travou na tarde de ontem, quando o anúncio parecia iminente. Depois, passaram a trabalhar com alternativas. Embora a contratação do primeiro não possa ser descartada, o nome de Ramón Díaz, cujo trabalho mais recente foi no Olimpia do Paraguai, passou a ser o preferido. Tudo indica que ele será confirmado hoje.
Díaz, apesar de ser argentino, conhece bem o futebol brasileiro. Ele passou recentemente por Vasco da Gama e Corinthians e, em ambos os clubes, conseguiu afastar o risco de rebaixamento. Além disso, conta a seu favor o perfil mais moderado e experiente, que conta com a simpatia tanto do diretor técnico, D’Alessandro, quanto dos jogadores. Outro ponto positivo é que está livre no mercado e é representado por André Cury, agente que tem muitos negócios com o Inter nos últimos anos.
Porém, ele não era a principal alternativa. O nome de Díaz estava na lista de potenciais substitutos de Roger desde o início, mas o primeiro a ser tentado foi Zubeldía. Aos 44 anos, ele é um técnico com ideias mais modernas e propõe um futebol de maior intensidade, com marcação alta e muitos jogadores próximos da zona da bola. Mas seu perfil explosivo, que lhe rendeu três expulsões em um ano no São Paulo, é considerado perigoso.
Em princípio, havia um acerto verbal entre Zubeldía e os dirigentes colorados, alinhavado na noite de segunda-feira. Porém, ao longo de ontem, o técnico apresentou algumas novas condições. Internamente, acredita-se que ele recebeu sondagens de outros clubes, inclusive da seleção peruana − que não está classificada para a Copa.
Seja como for, os dirigentes colorados trabalham para anunciar o novo técnico nas próximas horas. Afinal, a ideia é que ele chegue logo a Porto Alegre e já esteja na beira do gramado para comandar o Inter na partida contra o Juventude, sábado.
Fonte: Correio do Povo