cover
Tocando Agora:

Grêmio de Mano Menezes se movimenta entre dois modelos de sucesso recente

Alysson retorna ao time do Grêmio após cumprir suspensão

Grêmio de Mano Menezes se movimenta entre dois modelos de sucesso recente
Foto: Lucas Uebel / Grêmio / CP

Que o futebol passa por um momento de transformação não cabe dúvidas. As incertezas estão, principalmente para os clubes brasileiros e especialmente para os gaúchos, no modelo de gestão. Enquanto alguns se dividem em adeptos ou avessos às SAF, em particular o Grêmio montado para o segundo semestre reúne semelhanças de dois times montados de forma completamente distinta: o atual Flamengo e o Botafogo campeão do Brasil e da América.

Marcelo Marques, o grande favorito para assumir a presidência do clube a partir do ano que vem, a julgar pelas recentes contratações, herdará um time experiente. O Grêmio, em tese 'ideal' de Mano Menezes, à espera apenas de Willian, terá média de idade de 30,5 anos.

"Com 37 anos, eu não sou o Willian de quando eu tinha 25 ou 27 anos, mas eu me sinto bem. Me sinto bem para jogar futebol. Chega uma certa idade que você começa a ganhar mais experiência e jogar mais com a cabeça. A idade, às vezes é só um número", disse na apresentação o novo camisa 88.

O número da média de idade, em um primeiro olhar, pode assustar. No entanto, ao observar a construção da melhor equipe em atividade, verá que não é diferente, pois a média da formação ideal do Flamengo é de 30,2 anos.

O mais apressado pode dizer tratar-se de um elenco milionário e escolhido a dedo, o que facilita as coisas. Depende, pois para formar uma geração vitoriosa iniciada em 2019, o clube carioca 'cortou na carne' bem depois de se reorganizar administrativamente. 'Na carne' leia-se vendeu jogadores da base para poder contratar nomes afirmados. Lá atrás Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta, entre outros, e agora Saúl, Samuel Lino e Carrascal, para citar os últimos.

Por outro lado Léo Duarte, Matheus Sávio, Vinícius Souza, Yuri Cesar, Max Alves, Thuler e Matheus Gonçalves são exemplos desconhecidos de vendas milionárias realizadas na Gávea bem distante da marca "Craque o Flamengo faz em casa". A lista de negociações dos últimos cinco anos fica à sombra de outra de cifras extraordinárias como as de Vini Jr, Paquetá, Reinier, João Gomes e por último Wesley, todas na faixa dos três dígitos. Ou seja, a base fortalece os cofres, mas não necessariamente o time pois a minoria destes jogadores é lembrada nos títulos recentes do clube.

O Botafogo histórico do ano passado, há algum tempo distante do modelo associativo, fez outro caminho. Investiu pesado em contratações criteriosas e montou o time campeão do Brasileirão e da Libertadores sem um único atleta formado em General Severiano. Nem entre os reservas. E desde lá negociou a metade depois da valorização.

Dupla representa o CT Eldorado

Sábado contra o Mirassol o atleta mais jovem entre os titulares do Grêmio estará de volta: Alysson, após cumprir suspensão no empate com o Flamengo no Maracanã, é o único abaixo dos 20 anos. E, ao lado de Arthur o estreante na Arena, a dupla tem formação nos campos de Eldorado do Sul.

Enquanto o volante retorna com a bagagem da Europa, o atacante busca um lugar ao sol para um dia ter a experiência do novo colega. Assim como no Flamengo, no Grêmio há diversos casos de rumos bem diferentes na carreira. O fenômeno de vendas cada vez mais cedo está ligado mais à voracidade do mercado que da resposta desportiva.

O torcedor que recorda de Pepê, Cebolinha, Luan, Pedro Rocha ou mais recentemente Cuiabano, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes pelos valores milionárias deixados por aqui talvez não lembre de outros nomes como Elias Manoel, Léo Chú, José Guilherme, Kaick e por último Igor Serrote. Da segunda lista de vendas, provavelmente, nenhum terminaria 2025 entre os titulares de Mano Menezes.

O GRÊMIO IDEAL | Idade

Tiago Volpi - 34

Marcos Rocha - 36

Noriega - 23

Kannemann - 34

Marlon - 28

Cuéllar - 32

Arthur - 29*

Alysson - 19*

Braithwaite - 34

Willian - 37

Carlos Vinícius - 30

(*jogadores da base)

FLAMENGO 2025 (idade)

Rossi - 32

Varella - 32

Léo Ortiz - 29

Léo Pereira - 29

Alexsandro - 34

Jorginho - 33

Saúl - 30

Arrascaeta - 31

Samuel Lino - 25*

Bruno Henrique - 34

Plata - 24

(*jogadores da base)

BOTAFOGO 2024 (idade)

John - 28*

Vitinho - 25

Bastos - 32

Barboza - 29

Alex Telles - 31

Marlon Freitas - 29

Grégore - 30*

Luiz Henrique - 23*

Almada - 23*

Savarino - 27

Igor Jesus - 23*

(*jogadores negociados)


Fonte: Correio do Povo