cover
Tocando Agora:

CIC-VT lança campanha para intensificar mobilização regional pela “Ponte dos Vales”

Evento na Cacis em Estrela reuniu cerca de 100 lideranças dos setores político e empresarial

CIC-VT lança campanha para intensificar mobilização regional pela “Ponte dos Vales”
Foto: Luís Fernando Wagner

O auditório da Câmara de Comércio, Serviços e Agronegócios de Estrela (Cacis) sediou, na manhã desta segunda-feira (5), o ato de lançamento oficial da campanha “Ponte dos Vales”. Com o slogan “A Ponte que Todos Precisam Para Nunca Mais Parar”, a iniciativa capitaneada pela Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) visa mobilizar a região pela construção de uma nova passagem sobre o rio Taquari, ligando Cruzeiro do Sul e Estrela pelas ERS’s 130 e 129.

O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre lideranças dos meios político e empresarial. “Todos os movimentos são passo a passo. Todos têm sua importância. É uma obra de valor significativo e importante. Precisamos do apoio das comunidades regional e estadual, apoiando este projeto, para que o Governo do Estado chancele e dê a ordem de serviço para fazer com que seja uma realidade. Ganham os Vales, mas não só nossa região, o Estado todo ganha”, comentou o diretor de Infraestrutura da CIC-VT, e um dos principais militantes da iniciativa, o empresário Nilton Scapini.

Presente no evento, o prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, o “Dingola”, ressaltou a importância da obra. “É uma ponte vai conectar regiões, como os Vales e a parte alta da Serra. É uma ponte positiva para todo o Rio Grande do Sul. Estamos lutando em conjunto com empresários, associações e Assembleia Legislativa, para que não percamos os prazos”, argumenta.

A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, alertou que o momento de captar os recursos para a nova ponte é agora. “Esta ponte naquele local é uma reivindicação de 52 anos de Estrela. Agora é o momento. A gente sabe que não teremos novamente R$ 280 milhões disponíveis para fazer uma ponte. É agora, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande do Governo do Estado (Funrigs), que poderemos ver este sonhe se realizar”, pondera.

Para o chefe do Executivo de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, a Ponte dos Vales é fundamental para o desenvolvimentos regional. “A Ponte dos Vales é importantíssima para o desenvolvimento dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Ela vai servir para a logística, principalmente quando tivermos algum problema com a BR-386 ou com a ponte de Mariante, na RSC-287. Se a gente pensar, também é fundamental para as regiões Central, Serra, Carbonífera e Baixo Jacuí. São vários municípios que dependem desta ponte. Temos que pensar no futuro hoje, para que tenhamos a logística necessária para o desenvolvimento da nossa região.”

Presidente da Cacis, Claus Wallauer sublinhou a importância do engajamento regional para a concretização do projeto. “É um projeto liderado pela CIC-VT, que representa mais de 3,5 mil empresas da região. Precisamos do apoio de toda comunidade do Vale do Taquari na campanha por esta ponte tão necessária para nossas cidades”, resumiu.

Na ocasião, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Giselda Hahn, reafirmou o apoio da entidade à Ponte dos Vales. “A CDL Lajeado apoia a Ponte dos Vales, porque entende que Lajeado não pode ficar refém de uma única ponte, no caso de uma nova catástrofe climática. Lajeado está relacionado intrinsecamente com todos os municípios da região. Temos funcionários de trabalham em Lajeado e residem em diversos municípios da região. Olhando para o todo, a CDL entende que Lajeado será muito favorecido. Por isso, defendemos a Ponte dos Vales”, completou.

Para incrementar a mobilização, a CIC-VT intensificará campanha pela “Ponte dos Vales” nos meios de comunicação e nas redes sociais.

De acordo com o projeto, a passagem está orçada em R$ 280 milhões, com recursos do Funrigs tem previsão de conclusão de 18 meses a contar do início das obras, ainda sem definição. A estrutura tem 1.260 metros de extensão e deve ser construída 2 metros acima da cota de inundação da enchente histórica de maio de 2024 (33,66 m).

Além desta, existe outra mobilização, idealizada pelo Grupo Front, que reúne representantes da iniciativa privada, visando a construção de uma nova ponte entre Lajeado e Estrela, a partir da Rua Bento Rosa até a Linha São José. Embora mais barato e menos complexo, o projeto enfrenta a resistência de entidades ambientalistas, em função de possíveis impactos negativos no ecossistema (fauna e flora) local.


Fonte: Grupo Independente