Leite assina ordem de início das obras entre Estrela, Colinas e Roca Sales
Investimento estadual é de R$ 56 milhões e prevê a pavimentação de seis quilômetros de estrada de chão

O governador Eduardo Leite assinou nesta quarta-feira, 3, a ordem de início para as obras de pavimentação e recuperação da ERS-129, no trecho entre Estrela, Colinas e Roca Sales. A solenidade ocorreu durante a assembleia da Famurs, na Expointer, em Esteio. Durante o evento, Leite cobrou mais ações do governo federal em apoio à reconstrução do RS.
O investimento estadual é de R$ 56 milhões e prevê a pavimentação de seis quilômetros de estrada de chão e a recuperação do trecho já asfaltado. O contrato foi assinado em janeiro, no modelo de contratação integrada, no qual a mesma empresa é responsável pelos projetos básico e executivo, além da execução da obra.
O trecho é considerado estratégico para a ligação entre a parte alta e baixa do Vale do Taquari. Durante o colapso logístico das cheias do ano passado, chegou a ser a única alternativa para o escoamento regional. Sem pavimento, a comunidade enfrentava problemas como veículos atolados e poeira em excesso.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), já foram concluídos os estudos preliminares, o projeto básico e os levantamentos de drenagem e terraplenagem. Os últimos ensaios de campo para análise do solo foram finalizados em julho, quando o projeto executivo foi encaminhado para validação.
A expectativa é de conclusão da obra no primeiro semestre de 2026. O projeto também prevê dispositivos de drenagem e elevação da pista para tornar a rodovia mais resiliente a eventos climáticos, especialmente às cheias do Rio Taquari, que atingiram pontos críticos em Colinas.
Fonte: Grupo A Hora