Primeira metade de setembro pode ter volumes elevados de chuva no Rio Grande do Sul
Os maiores acumulados devem ocorrer no Oeste e no Sul do estado

A primeira quinzena de setembro será marcada por volumes altos a muito altos de chuva no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia.
Apenas nos próximos dez dias, a precipitação pode superar a média histórica do mês em algumas regiões.
Nesta terça-feira (2), o estado segue com muitas nuvens e chance de precipitações isoladas, principalmente no Oeste e no Sul.
Na quarta-feira (3), uma frente fria deve provocar chuva e trovoadas no Oeste e Sul, com risco baixo de temporais isolados de granizo. O sistema avança na quinta-feira (4), levando instabilidade a quase todo o estado e possibilidade de chuva forte em alguns pontos.
A sexta-feira (5) terá sol na maior parte do território gaúcho, mas áreas do Norte e Nordeste ainda podem ter garoa. O tempo volta a mudar no fim de semana: no sábado (6), há previsão de chuva no Norte; e no domingo (7), a instabilidade se espalha pelo Norte, Noroeste, Oeste e Centro, podendo vir acompanhada de raios e granizo.
Na segunda-feira (8), uma área de baixa pressão deve trazer chuva para grande parte do estado, com risco de temporais. A terça-feira (9) ainda terá instabilidade no Norte e no Leste, mas o tempo melhora no Oeste. Um novo episódio de chuva forte é esperado entre quarta (10) e quinta-feira (11).
Os maiores acumulados devem ocorrer no Oeste e no Sul, onde a precipitação pode variar de 50 mm a 100 mm em sete dias, com pontos acima de 100 mm.
Fonte: MetSul