cover
Tocando Agora:

Audiência discutirá adição de nova ponte no contrato da CCR

Projeto prevê construção paralela à atual estrutura sobre o Rio Taquari

Audiência discutirá adição de nova ponte no contrato da CCR
Foto: Felipe Neitzke

A construção de uma nova ponte ao lado da estrutura atual sobre o Rio Taquari será tema de uma audiência pública com a concessionária CCR ViaSul e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marcada para o dia 2 de outubro, em Porto Alegre.

Segundo a prefeita de Estrela, Carine Schwingel, ainda não é possível estimar o custo da obra, já que não há um projeto definido. “A CCR é bastante rígida nesse sentido. Ela só executa obras cuja proposta partiu dela mesma”, afirmou.

A prefeita ressaltou ainda que, em razão de outras frentes de trabalho em andamento — nos bairros Pinheiros e em municípios como Marques de Souza e Fontoura Xavier —, pode haver aumento na tarifa de pedágio ou extensão do contrato com a concessionária para viabilizar os investimentos.

Hoje, dois projetos já foram apresentados formalmente ao governo estadual e aguardam os resultados do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que deverá indicar qual das alternativas é mais viável

No entanto, Carine destacou que a principal prioridade para Estrela é a ligação com o município de Cruzeiro do Sul. O projeto conta com o apoio de entidades como a Farsul e a Fecomércio, por conectar duas regiões consideradas estratégicas para o desenvolvimento do RS.

Apesar de reconhecer a importância de outras conexões, a prefeita não descarta a construção de uma ponte entre o bairro Carneiros, em Lajeado, e o bairro Costão, em Estrela. No entanto, ela aponta critérios essenciais para a viabilidade do projeto.

“Se o aeródromo for realocado para uma área fora da zona de inundação e contar com uma pista pavimentada de 1.800 metros, além de não haver interrupção nas operações durante a obra, o projeto se torna possível”, explicou.


Fonte: Grupo A Hora