Operação contra fraudes na compra de máquinas cita três municípios do Vale
Vara Judicial de Nova Prata condenou dois empresários e um ex-secretário municipal

O esquema de propina investigado pelo Ministério Público do RS (MP/RS) envolvendo a compra de máquinas agrícolas atingiu 49 municípios gaúchos, entre eles Arroio do Meio, Encantado e Putinga, no Vale do Taquari.
A 1ª Vara Judicial de Nova Prata condenou dois empresários e um ex-secretário municipal por participação no esquema, desvendado pela Operação Patrola. A investigação apontou que representantes de uma empresa catarinense ofereciam propina a agentes públicos e políticos para direcionar licitações entre 2010 e 2015.
O esquema funcionava a partir de visitas de vendedores às prefeituras, quando eram negociadas vantagens indevidas. Os editais eram então elaborados com especificações técnicas que favoreciam a empresa, e os pagamentos ilegais eram registrados de forma codificada na contabilidade, como “Frete 3”.
No processo de Nova Prata, os empresários receberam pena de um ano e quatro meses de prisão, e o ex-secretário, dois anos e oito meses, todos em regime aberto, além de multa. A investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) também identificou o envolvimento de 35 ex-prefeitos, três ex-vice-prefeitos e quatro ex-secretários de diferentes cidades.
Fonte: Grupo A Hora