Sede da Brigada Militar será construída às margens da Rota do Sol
Projeto para doação de área no bairro Boa União foi encaminhado à câmara.

As tratativas para construção de uma nova sede da Brigada Militar em Estrela avançam com nova definição de local. A iniciativa coordenada pela Associação Estrelense Pro-Segurança (Aespro) busca garantir uma estrutura adequada à corporação que teve o prédio destruído pelas cheias. O imóvel deve ser construído no bairro Boa União, às margens da Rota do Sol.
A partir desta movimentação, a Aespro intensifica as negociações junto ao governo estadual para viabilizar a obra. Desde 2021, a associação procura um novo espaço que estivesse fora da cota de inundação. Atualmente, a 3ª Companhia da Brigada Militar está instalada na antiga sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na avenida Rio Branco, após ter a estrutura destruída pelas cheias.
A presidente da Aespro, Elaine Strehl, destaca que o projeto do prédio existe, porém deve passar por ajustes para ser adequado ao novo espaço definido. “Vamos avançar com o processo de doação da área para governo estadual. É um espaço com localização estratégica e atende as necessidades logísticas”, afirma.
Doação da área
O projeto para doação da área ao Estado foi encaminhado para apreciação dos vereadores nesta semana. O terreno, de posse do município, possui cerca de 2,8 mil metros quadrados e está localizado entre a rua João Lino Braun e a RSC-453. A justificativa ressalta a localização estratégica e de fácil acesso.
A proposta ainda destaca que caso o terreno não seja utilizado para a finalidade prevista, no período de 12 meses, a medida será revertida.
Devido à destruição do prédio, o comando do 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM), antes sediado em Estrela, foi transferido para Teutônia. A expectativa da associação é trazer a sede novamente para Estrela a partir da construção de novo prédio.
Delegacia de Polícia
Quanto as instalações da delegacia de Polícia Civil de Estrela, a expectativa é que a sede seja construída às margens da Transantarita, em terreno doado pela empresa Eidt Empreendimentos. O atual espaço também fica em área alagável e causa limitações ao trabalho da equipe devido aos danos no prédio.
A proposta também é avaliada junto ao Estado. Na análise da presidente, o espaço também é de fácil acesso a outras localidades do município. “Desta forma, teremos duas forças de segurança instaladas em locais estratégicos e fora de áreas de risco”, diz Elaine.
Sobre a sede da BM
Prédio do 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi atingido pela cheia de 2020, ocasionando perda de documentos e materiais
Associação inicia busca por novo espaço fora de área alagável em 2021
Escolha de terreno junto ao prédio da Polar, cedido pela prefeitura, gera divergências entre os moradores da região central
Em setembro de 2023, cheia atinge novamente o prédio, que ficou parcialmente destruído
Comando do 40º BMP, antes sediado em Estrela, é transferido para Teutônia
Companhia de Estrela é instalada no antigo prédio do INSS de forma provisória
Aespro encaminha construção de nova sede no Boa União
Fonte: Grupo A Hora