Lajeado é um dos alvos de ofensiva contra golpes em cooperativas de crédito
Ao todo, foram cumpridos mandados em 13 cidades do RS e Santa Catarina.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira, 6, a Operação Suporte, que investiga uma quadrilha especializada em estelionatos e lavagem de dinheiro contra cooperativas de crédito. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, com apoio das Delegacias de Polícia de Venâncio Aires, Lajeado, Pelotas, Soledade, Joinvile/SC e de outras regionais. Lajeado esteve entre os alvos da ofensiva.
Durante a ação, que contou com a participação de mais de 100 policiais civis e militares, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no RS, nas cidades de Passo Fundo, Canoas, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Porto Alegre, Lajeado, Arroio do Meio, Estrela, Arvorezinha e Pelotas; e no estado de Santa Catarina, nas cidades de Joinville e São José. Também foi realizada a apreensão de veículos, restrição de imóveis, bloqueios de valores em contas.
Segundo a investigação, o grupo usava engenharia social para se passar por funcionários de TI das cooperativas e induzir funcionários a realizarem depósitos em contas dos criminosos. Os valores eram rapidamente redistribuídos entre diversas contas e empresas fantasmas, dificultando o rastreamento.
Mais de R$ 1 milhão em prejuízos foram registrados. Em Canoas, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de armas. A investigação identificou a participação de pelo menos 52 pessoas físicas e jurídicas no esquema, que segue sob sigilo até a conclusão do inquérito.
Fonte: Grupo A Hora