cover
Tocando Agora:

Polícia finaliza inquérito sobre acidente em Imigrante com ônibus da UFSM

Tragédia deixou sete mortos e 26 feridos

Polícia finaliza inquérito sobre acidente em Imigrante com ônibus da UFSM
Foto: Gabriel Santos

A Polícia Civil de Teutônia concluiu e encaminhou ao Ministério Público o inquérito que apura o acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrido em 4 de abril deste ano, em Imigrante.

A tragédia deixou sete pessoas mortas e 26 feridas. Foram indiciados o motorista do coletivo, o responsável pela manutenção da frota da universidade e a representante da empresa terceirizada que fornecia condutores.

Segundo a polícia, os últimos laudos periciais solicitados pelo MP foram anexados à investigação, apesar de nem todas as vítimas feridas terem realizado exame de corpo de delito. O inquérito agora aguarda manifestação do Ministério Público, que vai definir se apresenta denúncia à Justiça.

A perícia apontou falhas graves no sistema de freios do ônibus, com desgaste das lonas e manutenção desatualizada, a última revisão havia sido feita em 2023. Além disso, a conduta do motorista também foi questionada: ao tentar reduzir a marcha em trecho de descida, entre 40 e 60 km/h, ele não teria conseguido controlar o veículo. A empresa terceirizada também foi responsabilizada por negligência em procedimentos de segurança, como o preenchimento de checklist antes das viagens.

O acidente ocorreu a cerca de 850 metros do destino final da excursão técnica, o Cactário Horst, e vitimou calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM. As despedidas das sete vítimas foram realizadas em diferentes cidades do estado, incluindo Santa Maria, São Pedro do Sul, Estância Velha e Passo Fundo.


Fonte: Grupo A Hora