Cavaleiros conduzem Chama Crioula até o Cristo Protetor
Chegada está prevista para o sábado, 5 de abril. Cerimônia de acendimento ocorreu em Soledade

O grupo de tradicionalistas da Ordem dos Cavaleiros do RS (Orcav) partiu nesta terça-feira, 1o de abril, rumo a Encantado, levando a Chama Crioula da Convenção Tradicionalista. A chegada está prevista para o sábado, 5 de abril.
A cerimônia de acendimento aconteceu no CTG Marciano Brum, em Soledade e prestou homenagem ao vereador Gilson Conzatti, filho do ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, mentor da ideia de construir o monumento. Gilson integra o grupo de voluntários que, em 2019, contraiu um empréstimo bancário para iniciar a construção da maior estátua de Cristo do Brasil.
Durante a solenidade, os músicos João Luiz Corrêa e Aline Bosa interpretaram o Hino Rio-Grandense. A cavalgada percorre 130 quilômetros e conta com pernoites em Campo Novo, Putinga, Nova Bréscia e Capitão. No sábado, dia 5, o grupo parte do último ponto de descanso rumo ao Cristo Protetor.
Após a chegada, o fogo da Chama Crioula será mantido na capela do monumento até o domingo, 6 de abril, simbolizando a cultura gaúcha durante o ato de inauguração. Após cerimônia, a Chama Crioula seguirá em Encantado por conta da Convenção Tradicionalista do MTG, que acontece nos dias 12 e 13 de abril. Tradicionalmente, a Chama é acesa na cidade que sedia a última edição do encontro, que em 2024, aconteceu em Soledade.
“A iniciativa da Orcav e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) busca homenagear todos aqueles que contribuíram para a construção deste monumento, que se tornou um orgulho para o povo de Encantado, do RS e do Brasil, atraindo visitantes de todo o mundo para o estado”, diz Airto Timm, diretor da ordem.
Fonte: Grupo A Hora