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Acidentes reforçam alerta por mais segurança na Via Láctea

Trecho entre os quilômetros 20 e 30, em Teutônia, acumula 150 acidentes em quase seis anos – 137 com lesões. Projeto estadual de duplicação é criticado por falhas em soluções para mobilidade urbana e proteção a pedestres

Acidentes reforçam alerta por mais segurança na Via Láctea
Rodovia tem trechos considerados perigosos por autoridades. (Foto: Grasi Nabinger)

Dois acidentes num curto espaço de tempo reacenderam o alerta para os riscos na ERS-128, a Via Láctea, em Teutônia. No dia 15 de junho, um homem morreu no quilômetro 23 da rodovia. Já no dia 20, outro acidente – com danos materiais – foi registrado no trevo do bairro Teutônia, onde está prevista uma intervenção viária que tem gerado debate.

Os dois casos somam-se a um histórico de acidentes. Entre 1º de julho de 2019 e 31 de maio de 2025, o trecho entre os quilômetros 20 e 30 da Via Láctea registrou 150 acidentes – 137 deles com vítimas lesionadas.

A via também contabiliza óbitos por atropelamento, reforçando a urgência por intervenções que tornem a rodovia mais segura para quem trafega ou cruza o trecho diariamente.

Os horários mais críticos, conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) concentram-se entre 6h e 7h e entre 17h e 18h – períodos de deslocamento para trabalho e estudo.


Divergências

Enquanto o número de acidentes cresce, a proposta de duplicação da rodovia levanta controvérsias entre o governo estadual e a Prefeitura de Teutônia.

A Via Láctea integra o Bloco 2 do Plano de Concessão do Governo do Estado, apresentado em janeiro deste ano. O projeto estadual prevê a duplicação da via até o quilômetro 26, nas proximidades do trevo de acesso ao bairro Centro Administrativo de Teutônia.

A proposta do município, no entanto, sugere que a duplicação se estenda até o quilômetro 23, no trevo de acesso ao bairro Canabarro, em direção à Fazenda Vilanova.

Outro ponto de discordância é a retirada de rótulas em cruzamentos importantes. O projeto do Estado propõe interseções fechadas – como no trevo do bairro Teutônia, onde foi registrado acidente na semana passada. Essa proposta, segundo a Prefeitura, aumentaria o fluxo dentro da área urbana e comprometeria a segurança de quem precisa atravessar a rodovia.


Mobilidade e segurança

Para o presidente da Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol) e prefeito de Teutônia, Renato Altmann, a proposta estadual ignora a dinâmica urbana local.

“Impacta diretamente na mobilidade urbana do município, pois destoa da realidade que vivemos diariamente em Teutônia. A Via Láctea cruza Teutônia em todos os seus bairros, e tirar as rótulas representaria um grande problema de interligação e mobilidade dos moradores, além de direcionar grande parte do fluxo de veículos para dentro da cidade”, afirma.

A contraproposta da administração municipal é clara: manter as principais rotatórias e ampliar o trecho de duplicação, visando à redução de riscos e ao respeito à dinâmica urbana de Teutônia. “A sugestão foi de manter as principais rotatórias, viabilizando a mobilidade e reduzindo os riscos de acidentes”, completa Altmann.


Fonte: Grupo A Hora