RS terá as temperaturas mais frias do ano nos próximos dias
Duas massas de ar polar mantém frio extremo até final de junho no Estado

O Rio Grande do Sul amanheceu gelado neste início de semana. Segundo a Metsul Meteorologia, até o final do dia, a massa de ar frio que está sobre o Estado terá chegado à Santa Catarina e Paraná.
As temperaturas devem se manter baixas no Rio Grande do Sul por cerca de 10 dias, permanecendo até o final do mês de junho.
Na terça e na quarta-feira, as mínimas abaixo de 5ºC serão generalizadas no Sul do Brasil e centenas de municípios devem ter mínimas perto e abaixo de zero grau. Ventos moderados e fortes também devem agravar a sensação de frio.
As temperaturas mais baixas são esperadas para a madrugada de quarta, devido ao ar seco e ao vento calmo.
A situação acende um alerta para a saúde da população, especialmente dos desabrigados, incluindo os atingidos pelas enchentes que acometem diversas regiões do Estado neste mês. A prefeitura de Porto Alegre reforçou os serviços de assistência social para a população em situação de rua e desabrigados das enchentes nesta semana.
Conforme informações da Metsul Meteorologia, as temperaturas mais frias devem ocorrer no Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, nas áreas das cidades São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul, Vacaria, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici.
Nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, mínimas em geral de -2ºC a -4ºC, mas na área de São José dos Ausentes pode fazer entre -5ºC e -6ºC.
Temperaturas de -3ºC a -5ºC podem ocorrer ainda na área de Soledade, no Norte do estado, e em cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas, na Serra do Sudeste, no Sul gaúcho.
Em Porto Alegre, as madrugadas de terça e quarta devem ser as mais frias da semana. Na estação de referência do Jardim Botânico, as mínimas devem ficar em torno de 5ºC a 6ºC, mas no Sul e no Leste da cidade haverá pontos com 3ºC a 4ºC.
Na Região Metropolitana, os pontos mais frios podem registrar entre 1ºC e 3ºC, sobretudo na quarta-feira.
Fonte: Correio do Povo