Segunda-feira de calor antecede chegada de temporais no RS
MetSul Meteorologia prevê chuva volumosa em curto espaço de tempo na virada do mês

A semana começa com alerta importante para a chegada de temporais nas próximas horas. A exemplo da Defesa Civil do estado, que durante o domingo já colocava todas as cidades gaúchas na condição de atenção para a mudança no tempo, a MetSul Meteorologia detalha essa previsão de chuva volumosa em curto espaço de tempo na virada do mês.
A passagem de uma frente fria traz risco de transtornos em áreas da metade Norte, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. Ao longo desta segunda-feira, uma frente fria irá avançar após um forte aquecimento registrado no domingo. Os modelos matemáticos indicam forte abafamento com maiores marcas de temperatura sobre a Grande Porto Alegre e os vales. A expectativa é de um dia escaldante, com uma espécie de “ilha de calor” sobre a região, com máximas entre 34 e 36°C, pontualmente até mais.
A instabilidade, ao interagir com essa 'bolha' de calor, poderá ganhar força, com alerta para temporais isolados de forte intensidade. O modelo alemão ICON destaca no mapa de precipitação diária a força da chuva, que poderá gerar acumulados altos em poucas horas, com risco de transtornos regionalizados, sobretudo, na região metropolitana. Nesse sentido, é alto o risco de alagamentos e inundações repentinas. A MetSul sinaliza que notadamente entre a capital, vale do Sinos, Paranhana e no Caí também há risco. Os modelos divergem quanto a região de chuva mais volumosa, mas todos sinalizam para a “ilha de calor” na região dos vales e na Grande Porto Alegre. Em princípio, o maior potencial de risco tende a ser entre a tarde e a noite desta segunda e o começo da terça.
Por outro lado, já no começo da terça-feira, dia 01 de abril, a chuva diminui. Após algumas horas de melhorias, a chuva retornará na quarta-feira com a atuação da segunda frente fria. Somente na sexta o tempo firma de vez.
Fonte: MetSul