cover
Tocando Agora:

Polícia cumpre em Lajeado mandado na investigação de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes

A Operação Mão de Ferro 2 é deflagrada simultaneamente em 12 estados brasileiros

Polícia cumpre em Lajeado mandado na investigação de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em ação coordenada com o Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Mão de Ferro 2, uma ofensiva nacional contra crimes cibernéticos de extrema gravidade, especialmente aqueles direcionados a crianças e adolescentes. Trata-se de uma ação nacional que ocorre em 12 estados e combate redes que estimulavam automutilação, compartilhavam pornografia infantil, praticavam ameaças e apologia ao nazismo.

A operação ocorre de forma simultânea com a participação das Polícias Civis do Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Sergipe e São Paulo.

Ao todo, estão sendo cumpridos 22 mandados judiciais, incluindo busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa. No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil gaúcha cumpriu um mandado de busca e apreensão em Lajeado, resultando na apreensão de um computador, celulares, vape e chips de celular.

As investigações identificaram uma rede de indivíduos que, de forma articulada, praticava crimes como indução, instigação ou auxílio à automutilação e ao suicídio, perseguição (stalking), ameaças, produção, armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, apologia ao nazismo e invasão de sistemas informatizados, incluindo acesso não autorizado a bancos de dados públicos.

As práticas criminosas ocorriam principalmente em plataformas de mensagens, nas quais os investigados disseminavam conteúdos de violência extrema, estimulavam comportamentos autodestrutivos, realizavam coação psicológica, ameaças e exposição pública de vítimas — em sua maioria, adolescentes — causando danos emocionais e psicológicos severos.

O nome da operação, Mão de Ferro, representa a resposta firme, rigorosa e coordenada do Estado brasileiro no enfrentamento de crimes de alta gravidade praticados no ambiente digital, especialmente aqueles que atingem crianças e adolescentes. Simboliza o papel da lei e do sistema de segurança pública no combate à exploração digital, violência psicológica e à disseminação de conteúdos de ódio e autodestruição.


Fonte: Grupo Independente