cover
Tocando Agora:

CNH Social abre 3 mil vagas gratuitas no RS

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho, pelo site oficial do Detran/RS ou presencialmente em qualquer Centro de Formação de Condutores

CNH Social abre 3 mil vagas gratuitas no RS
Foto: Reprodução/Pixabay

Pessoas de baixa renda no Rio Grande do Sul poderão conquistar a carteira de motorista sem custos. O programa CNH Social, que oferece três mil vagas gratuitas para a formação de condutores, abre as inscrições nesta segunda-feira (12). A iniciativa é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com investimento de R$ 13,8 milhões.

O programa cobre integralmente todas as etapas do processo de habilitação: desde os cursos teóricos e práticos, passando pelos exames médicos, psicológicos e toxicológicos (quando exigido), até a locação de veículos para os testes e o pagamento das taxas do DetranRS. De acordo com o diretor-geral do DetranRS, Edir Domeneghini, "são mais de 300 postos de atendimento de CFCs em 194 cidades gaúchas que vão receber os beneficiados".

Para concorrer a uma das vagas, é necessário:

Ter 18 anos ou mais;

Residir no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos;

Estar inscrito no CadÚnico até 28 de fevereiro de 2025 ou no Devolve-ICMS;

Possuir CPF;

Saber ler e escrever;

Ter renda familiar de até três salários mínimos;

Não ter processo de habilitação em andamento;

Não estar impedido judicialmente de dirigir;

Não ter CNH suspensa, cassada ou histórico de crime de trânsito;

Não precisar reiniciar processo de habilitação anterior.


O programa vai disponibilizar:

1.500 vagas para a primeira habilitação (categorias A ou B);

600 vagas para adição de categoria;

900 vagas para mudança de categoria, divididas em:

1) 90 para categoria C (caminhão);

2) 720 para categoria D (ônibus);

3) 90 para categoria E (veículos articulados).


Cada candidato pode se inscrever apenas uma vez. Quem for sorteado e não comparecer ou abandonar o processo ficará impedido de participar novamente por dois anos. Além disso, os sorteados terão até 45 dias para iniciar o processo no CFC.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 de maio e 10 de julho, pelo site oficial do DetranRS ou presencialmente em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do estado. Os participantes devem escolher o tipo de serviço desejado — primeira habilitação, adição ou mudança de categoria — e preencher os dados conforme o Cadastro Único (CadÚnico) ou o programa Devolve-ICMS.


Fonte: G1