cover
Tocando Agora:

Languiru retoma exportações para China

Cooperativa do Vale embarcou 25 toneladas de pés de frango para o país asiático nessa terça-feira

Languiru retoma exportações para China
Foto: Divulgação

A cooperativa Languiru embarcou, nessa terça-feira, 25 toneladas de pés de frango com destino à China. A carga marca a retomada das exportações ao país asiático após a reabertura do mercado chinês para a carne de frango do RS.

O envio ocorre após o anúncio, em 21 de janeiro de 2026, da suspensão do embargo imposto à produção gaúcha. A Languiru está entre as oito plantas frigoríficas do estado credenciadas a exportar para a China e agora projeta a retomada gradual dos negócios com o país asiático. Hoje, a cooperativa opera com capacidade de abate de 45 mil aves por dia.

Histórico do embargo

A Languiru buscava habilitação para exportar ao mercado chinês desde 2009 e obteve o credenciamento apenas em março de 2024. No entanto, em maio daquele ano, o registro de um foco da doença de Newcastle em um frigorífico de Anta Gorda levou ao embargo dos produtos brasileiros.

Um ano depois, em maio de 2025, ainda sob restrição chinesa, um caso de gripe aviária foi confirmado em Montenegro, o que prolongou o fechamento do mercado.

Em outubro de 2025, uma missão técnica chinesa realizou auditorias em plantas frigoríficas do estado. A inspeção reforçou a expectativa de reabertura das relações comerciais, confirmada no início de 2026 com a liberação das exportações.


Fonte: Grupo A Hora