Grêmio encontra solução caseira para dar proteção à defesa
Contratado como volante, mas usado até então como zagueiro, Noriega deve ocupar a função no meio dando mais liberdade a Arthur
Embora tenha sido frustrante, o empate com o Juventude por 1 a 1, no último sábado, serviu para Luís Castro encontrar uma solução caseira para a camisa 5. Enquanto o Grêmio não consegue contratar um primeiro volante, o treinador português indicou a utilização de Erick Noriega nessa posição nos próximos jogos. Segundo ele, a presença do peruano como titular dá equilíbrio ao meio-campo.
“Já temos meio-campo definido. Com um articulador e dois volantes mais leves, a equipe perde equilíbrio. Hoje (sábado), o Noriega foi muito bem e nos deu exatamente isso: equilíbrio”, explicou o comandante.
Noriega foi a terceira opção testada por Castro na posição neste início de ano. Antes do camisa 19, o português abriu a temporada com Tiaguinho como titular, mas os primeiros 45 minutos do Gre-Nal 449 desfizeram essa ideia, expondo a fragilidade de marcação da equipe. No jogo seguinte, a escolha foi por Dodi. Mais uma vez, porém, o sistema não funcionou, com os cariocas encontrando facilidade para construir a vitória por 2 a 1, na abertura do Brasileirão, no Rio de Janeiro.
Desde que foi contratado em agosto do ano passado, Noriega poucas vezes foi utilizado como volante. O peruano, mesmo que tenha se destacado no Alianza Lima como camisa 5, foi rapidamente colocado como zagueiro pelo lado direito, tendo como companheiro ora Wagner Leonardo, ora Kannemann. Em 2026, por exemplo, o jogador havia atuado em três partidas do Gauchão, todas na defesa. Diante do Juventude, na Arena, foi a primeira como volante. Ao todo, durante todo o tempo na Arena, ele soma 18 jogos disputados.
A manutenção de Noriega no meio-campo abre espaço para Gustavo Martins se firmar como titular. O camisa 53 entrou em campo em três oportunidades neste ano e soma uma assistência. A outra alternativa pelo lado direito de zaga é o paraguaio Balbuena. Recuperado de fratura na fíbula do tornozelo direito, sofrida em agosto do ano passado, o jogador retornou aos gramados no último sábado, contra o Papo, tendo boa atuação ao lado do jovem Viery.
Fonte: Correio do Povo