Banco de Sangue de Lajeado passa a atender no antigo prédio do INSS a partir desta terça-feira
Atendimento do Hemovale passa a funcionar na Avenida Benjamin Constant, ao lado do Hospital Bruno Born
A partir desta terça-feira, o Banco de Sangue de Lajeado, o Hemovale, passa a atender em um novo endereço. O serviço agora funciona no antigo prédio do INSS, na Avenida Benjamin Constant, ao lado do Hospital Bruno Born (HBB).
O imóvel passou a ser utilizado pela casa de saúde após uma permuta firmada entre 2021 e 2022, período em que o HBB construiu uma nova sede para o órgão federal, hoje localizada na Rua Júlio May, nº 477, no Centro. Desde então, a estrutura vem sendo adaptada para a ampliação dos serviços de saúde, incluindo o programa Saúde Mais 60, voltado ao atendimento de idosos.
Com a mudança, o Hemovale passa a integrar definitivamente o espaço. Segundo a farmacêutica Fernanda Marca, a transferência atende a uma demanda antiga por um local com acesso direto pela rua, evitando a circulação dos doadores pelo interior do hospital. “O objetivo é facilitar o acesso, aumentar o número de doações e oferecer um atendimento mais ágil e especializado à comunidade”, destaca.
De acordo com a responsável técnica, a mudança já está em funcionamento e é definitiva. “Ainda estamos ajustando questões técnicas, como telefonia e internet, mas a expectativa é de que tudo esteja regularizado até o final da semana”, afirma.
O atendimento ocorre de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 13h. Às quartas-feiras, o horário é estendido, das 7h30 às 15h. Aos sábados, o atendimento é exclusivo mediante agendamento, das 7h30 às 11h. Durante a semana, é possível doar com ou sem agendamento prévio.
O novo espaço foi planejado com fluxo de atendimento otimizado, buscando maior rapidez e eficiência, além de contribuir para o aumento das doações.
Atualmente, os estoques de sangue, especialmente dos tipos negativos, estão em níveis críticos devido à interrupção temporária dos atendimentos durante a mudança. Os tipos O negativo e A negativo, assim como as plaquetas — de alta demanda —, são prioridade, mas todas as doações são bem-vindas.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, sem sintomas gripais ou outras doenças, e informar o uso de medicamentos. A idade mínima para doação é de 16 anos e a máxima de 69 anos, sendo que a primeira doação deve ocorrer antes dos 60. Menores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados pelo pai ou pela mãe.
O Hemovale atende todos os municípios do Vale do Taquari, além de cidades dos vales do Rio Pardo e Caí, e abastece 23 hospitais da região, todos com alta demanda por transfusões.
Fonte: Grupo Independente