Saiba quem Luís Castro poderá contar para a estreia do Grêmio no Gauchão
Treinador tem dois jogadores por posição para escolher quem vai começar o ano como titular
O elenco do Grêmio está sendo reduzido significativamente com a saída de alguns jogadores e a chegada até aqui de apenas um, o lateral-esquerdo Caio Paulista. A lesão confirmada de Monsalve fez aumentar o número de atletas indisponíveis para o começo da temporada. O colombiano se junta a Villasanti e Braithwaite, que seguem em tratamento. Outros como Rodrigo Ely estão em retreinamento após longo tempo afastado.
Para a estreia no Campeonato Gaúcho, amanhã, contra o Avenida, em Santa Cruz, Luís Castro, pelo menos em tese, ainda assim tem dois jogadores por posição para escolher. Isso sem contar os jovens egressos da base como o volante Thiaguinho, de quem se tem a maior expectativa.
Além de questões técnicas e táticas, certamente a questão física, dado o pouco tempo de preparação, será determinante para a tomada de decisão do português em seu primeiro jogo no comando da equipe.
Abaixo, uma lista dos duelos, por posição, imaginando quem podem ser os titulares. Neles não constam nomes como Jémerson, João Lucas, Lucas Esteves e Camilo, todos constando no site do clube, mas em negociação para deixarem o Grêmio.
Goleiros: Grando x Tiago Volpi
De contrato recém renovado, o jovem da base deve ser o titular, até porque Volpi já foi comunicado que deve procurar outro clube.
Laterais-direitos: João Pedro x Marcos Rocha
O mais experiente deve começar o ano pois o antigo titular ficou bom tempo se recuperando de uma trombose.
Zagueiros centrais: Gustavo Martins e Balbuena
A cria da casa tem vantagem por estar em uma condição melhor. Contratado para ser titular, o paraguaio teve uma fratura de fíbula em um dos primeiros jogos, mas está recuperado.
Quartos-zagueiros: Kannemann e Wagner Leonardo
O argentino terminou 2025 como reserva, enquanto o ex-capitão do Vitória aproveitou as chances. No entanto, com a troca de comando, ambos têm chances.
Laterais-esquerdos: Marlon e Caio Paulista
O titular se recupera de lesão muscular e ficará de fora da estreia, abrindo chance para o novo reforço mostrar serviço.
Volantes: Arthur x Dodi e Cuellar x Noriega
Arthur é titular absoluto e os outros três brigam pela segunda vaga. O colombiano precisará mostrar estar finalmente apto, caso contrário Dodi seguirá na equipe, pois Noriega também vem de longo tempo sem jogar.
Meias: Edenilson x Willian e Cristaldo x Riquelme
O experiente volante tem a seu favor a polivalência, mas enfrenta o desgaste com a torcida. Willian pode atuar no meio ou dos lados, o que aumentaria a chance de Cristaldo, ainda mais depois da lesão de Monsalve.
Atacantes pelos lados: Pavon, Amuzu e Aravana
O belga terminou 2025 com prestígio a ser confirmado agora. Se for escalado pela esquerda, o argentino tem mais lastro pela direita, mas Castro tem testado o chileno por ali.
Atacantes de área: Carlos Vinícius x André Henrique
Mesmo de contrato ampliado, não há como o jovem nesse momento pleitear a vaga de titular de quem fez 12 gols em 14 jogos no segundo semestre de 2025.
Fonte: Correio do Povo