cover
Tocando Agora:

Alex Santana e Enzo serão os primeiros a saírem do Grêmio

Volante foi pouco aproveitado e lateral-esquerdo jamais foi usado por Mano

Alex Santana e Enzo serão os primeiros a saírem do Grêmio
Foto : Lucas Uebel / Grêmio FBPA / CP

Faltando dois dias para o último jogo da temporada, contra o Sport, em Recife, algumas questões já começam a ser definidas nos bastidores do Grêmio visando a temporada 2026. Entre elas, o pontapé inicial na liberação de jogadores que não devem permanecer para o próximo ano.

Contratados na última janela de transferências, Alex Santana e Enzo deverão são os primeiros a deixar o clube. Ambos tem contrato de empréstimo se encerrando no dia 31 de dezembro e serão devolvidos a Corinthians e CSA, respectivamente.

Respaldado pelo coordenador técnico Luiz Felipe Scolari, com quem trabalhou no Athletico-PR, Alex Santana foi anunciado pelo Tricolor no dia 10 de junho. Logo que chegou à Arena, o meio-campista foi titular na decisão da Recopa Gaúcha, contra o São José, na Arena. Com o tempo, ele foi perdendo espaço com Mano Menezes e, desde o final de outubro, está em recuperação de uma lesão na panturrilha direita. Nessa passagem por Porto Alegre, disputou apenas 10 partidas, sem nenhum gol marcado e nenhuma assistência.

Penúltima contratação da gestão de Alberto Guerra, Enzo não jogou um minuto sequer com a camisa gremista. O jogador chegou ao clube para ser a terceira opção para a lateral esquerda, atrás de Marlon e Lucas Esteves. Nessa curta passagem pelo Tricolor, ele ficou no banco em apenas seis jogos.

Com uma folha salarial na casa dos R$ 20 milhões, o Grêmio vai passar por um enxugamento nos gastos com o futebol. A ideia da nova direção, chefiada pelo presidente Odorico Roman, é diminuir essa despesa em pelo menos 30% para 2026. Ou seja, reduzir o montante de 20 milhões para 14 milhões. Por conta disso, outros grandes salários do elenco, como Pavon e Cristian Olivera, por exemplo, podem ser negociados.


Fonte: Correio do Povo