Roca Sales pode retirar decoração natalina se vandalismo continuar, alerta prefeito
Primeiros atos de depredação foram registrados nesta terça-feira (2) e a prefeitura estuda medidas para evitar novos danos
A decoração de Natal instalada em Roca Sales para celebrar o fim de ano e renovar a autoestima da população começou a ser alvo de vandalismo. Os primeiros danos foram identificados na manhã desta terça-feira (2) pela equipe responsável pelo projeto, que percorre os pontos instalados para manutenção e fiscalização.
O prefeito Jones Wunsch, o Mazinho, lamenta a situação e destaca que os enfeites representam um momento simbólico de recuperação da cidade após as enchentes e dificuldades recentes. Somente de Papais Noéis, foram confeccionadas cerca de 100 peças distribuídas pelos principais pontos do município.
“Identificamos dois Papais Noéis que tiveram as cabeças cortadas. Foi uma sacanagem muito grande, uma notícia que nos deixa muito tristes, porque esse é um projeto inovador. Nunca antes na história de Roca Sales a gente viu uma decoração tão bonita. E não é pelo valor dos bonecos em si, é pelo valor sentimental, pelo que isso representa para o nosso povo”, afirmou.
O prefeito também publicou um texto em suas redes sociais falando sobre o vandalismo e pedindo apoio da comunidade para preservar os espaços decorados.
“Infelizmente, algum mau elemento, um mau caráter, destruiu isso. Estamos trabalhando na identificação através de imagens para que os responsáveis sejam punidos e responsabilizados”, disse. Segundo ele, já foi registrado boletim de ocorrência.
O projeto, considerado inovador pela administração municipal, transformou espaços públicos antes tomados por lama e barro. O investimento, realizado com recursos públicos, também contou com o apoio de diversas empresas locais, que colaboraram com doações de materiais e itens decorativos, reforçando o espírito de união e reconstrução no município.
Mazinho reforça que a prefeitura está adotando medidas para identificar os responsáveis. “Nós não vamos tolerar vandalismo. Investimos dinheiro público aqui e, se os danos continuarem, infelizmente teremos que retirar a decoração. E isso seria uma perda para todos nós, pois até pouco tempo a população via a cidade coberta de lama e sujeira devido às enchentes. Hoje, está vendo uma cidade decorada com luzes, bonecos e figuras, e agora alguém vem e depreda. Estamos pensando seriamente em tirar toda a decoração e deixar a cidade como era antes”, alertou.
A orientação é para que a população ajude na preservação, denunciando atos suspeitos às autoridades. “Pedimos que todos ajudem com zelo. Cada um fazendo a sua parte, tenho certeza que teremos êxito e manteremos essa decoração até as celebrações de Natal e fim de ano.”
A mensagem do prefeito para quem está praticando os atos é direta: “Que deixem Roca Sales. Queremos pessoas boas no município, e felizmente a grande maioria é formada por trabalhadores e gente de bem. Esse tipo de atitude de depredar a decoração pública não leva a nada. Se querem fazer isso, infelizmente peço que deixem nossa cidade”, concluiu.
A Administração Municipal seguirá monitorando a situação e avalia reforçar o sistema de vigilância nos espaços decorados para garantir que a população possa usufruir do clima natalino com tranquilidade.
Fonte: Grupo Independente