cover
Tocando Agora:

Calor no RS: veja as orientações para minimizar os efeitos das altas temperaturas

Estado terá marcas próximas dos 40ºC nesta quinta-feira

Calor no RS: veja as orientações para minimizar os efeitos das altas temperaturas
Foto : Vitor Gomes / Corsan / CP

A partir da tarde desta quinta-feira até o próximo sábado o calor será escaldante no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. As temperaturas no Estado poderão ficar próximas dos 40ºC em cidades que fazem fronteira com a Argentina. Já em outras regiões, as marcas devem oscilar entre 33ºC e 35ºC.

Na sexta-feira, o calor se intensifica ainda mais, com máximas próximas ou acima de 35°C em grande parte das cidades gaúchas. Noroeste, Oeste, Centro, parte da Campanha e dos Vales devem registrar temperaturas entre 35°C e 37°C, e alguns municípios podem alcançar 38°C a 39°C, aproximando-se de 40°C.

No sábado, o calor continua intenso, mas a abrangência das temperaturas elevadas será menor. Máximas acima de 35°C devem ocorrer principalmente do Centro ao Noroeste e Norte do estado, enquanto no Sul e em parte do Leste gaúcho as temperaturas tendem a ceder.

Exatamente por isso é preciso tomar cuidado com o clima quente. Veja a lista de orientações para minimizar os efeitos das altas temperaturas, segundo o Ministério da Saúde.

Orientações

- Recomenda-se beber água regularmente, mesmo sem sentir sede, e oferecer líquidos a crianças e idosos. Também é importante consumir alimentos leves e frescos, como saladas e frutas, e utilizar roupas claras, leves e confortáveis.

- Para evitar os efeitos nocivos do sol, é indicado usar proteção solar, como chapéus, óculos com filtro UVA/UVB e protetor solar, além de buscar abrigo em locais frescos, sombreados ou com ar-condicionado. Atividades físicas devem ser evitadas no período de maior calor, entre 10h e 16h, e não se deve permanecer por longos períodos dentro de veículos estacionados.

- Mantenha medicamentos abaixo de 25º C na geladeira (ler as instruções de armazenamento na embalagem);

- Procure aconselhamento médico se sofrer de uma doença crônica, condição médica ou tomar vários medicamentos;

- Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça;

- Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível, meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar;

- No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.

Hidratação é fundamental

- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;

- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;

- Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;

- Crianças, idosos e pessoas com alguma comorbidade podem não sentir sede. Ofereça-lhes água.

Proteja-se do sol e do calor

- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;

- Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;

- Use chapéus e óculos escuros;

- Proteja as crianças com chapéu de abas;

- Use roupas leves e que não retêm muito calor;

- Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;

- Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;

- Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.

Cuidados coletivos e em casa

- Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar;

- Abra as janelas durante a noite;

- Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas;

- Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência, que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor;

- Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.

Entenda a onda de calor

O calor intenso no Rio Grande do Sul será consequência de uma baixa pressão térmica sobre o Oeste e o Noroeste da Argentina que favorece fluxo de ar quente pelo interior do continente a partir do Norte, elevando acentuadamente a temperatura com uma bolha de calor no interior do continente.

É o que fez a temperatura atingir valores perto de 40ºC no Norte da Patagônia no começo desta semana e fará a temperatura subir muito agora também em cidades do Centro e do Nordeste da Argentina.

O centro da bolha de calor vai estar sobre o Noroeste e o Norte da Argentina durante esta segunda metade da semana com máximas nestas duas regiões do país vizinho que devem ficar entre 40ºC e 43ºC quinta, sexta e sábado.

O que é uma bolha de calor

Uma bolha de calor, também chamada de cúpula ou domo de calor (heat dome), ocorre quando uma área de alta pressão permanece sobre uma região por dias ou semanas. O ar descendente comprime e aquece a atmosfera, prendendo o calor próximo ao solo, como uma tampa em uma panela.

No caso atual, o centro da bolha estará no Norte da Argentina, trazendo calor intenso para a região. Esse sistema desvia frentes frias, dissipa nuvens e, com o sol forte do verão, eleva ainda mais as temperaturas.


Fonte: Correio do Povo