Duplicação entra na reta final após mais de dois anos de atraso
CCR ViaSul afirma que 99% das obras estão concluídas. Partes mais atrasadas estão na área urbana de Lajeado.
Dois viadutos, um no Montanha, outro em Conventos. Vias paralelas e sinalização. Em resumo, essas são as principais intervenções na BR-386 que ainda estão em curso na primeira fase da duplicação, entre Marques de Souza e Lajeado.
A previsão é concluir os 22 quilômetros ainda neste ano. Isso representa mais de dois anos do prazo original do contrato. Pelo acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trecho já deveria estar entregue desde fevereiro de 2023. No entanto, uma combinação de entraves ambientais, reorganizações operacionais e impacto das inundações sobre a logística regional empurrou a conclusão para 2024.
A CCR ViaSul afirma que 99% das obras estão executadas e mantém a previsão de encerramento para as próximas semanas. Apesar disso, a liberação formal ainda depende de vistoria e aceite da ANTT, condição obrigatória para validar a conclusão e encerrar a etapa do contrato.
A concessionária venceu o leilão para gerir as BRs 386, 101, 290 e 448 em novembro de 2018. O contrato faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e a empresa terá que investir mais de R$ 7,8 bilhões em 30 anos de concessão.
Detalhes sobre trecho urbano
As vias marginais entre os quilômetros 343 e 345, no trecho que conecta os bairros Montanha, Santo André e Conventos, formam o núcleo final da obra. O serviço ali envolve drenagem, passeio e pavimentação, somado à instalação das defensas metálicas e sinalização.
Os dois viadutos que estruturam a mobilidade interna também seguem na reta final. O viaduto do km 345, previsto para interligar de forma mais funcional os fluxos entre Montanha e Santo André, está 95% concluído, em fase de sinalização e implantação de defensas. Situação semelhante ocorre no viaduto nas imediações da Polícia Rodoviária Federal (km 342), que também alcançou 95% e recebe os mesmos acabamentos.
Enquanto as estruturas não são liberadas, moradores do bairro Conventos e motoristas que usam a BR-386 enfrentam trajetos mais longos. O retorno sob o viaduto ainda não foi aberto e, por isso, quem circula internamente precisa seguir até o próximo dispositivo, após o Urban Center, o que representa cerca de dois quilômetros adicionais.
O motorista de aplicativo Marcelo Severo Almeida, afirma que o custo ficou maior para corridas entre os bairros. “Evito corridas que precisam atravessar a BR. Para pegar alguém em Conventos, por exemplo, são quase cinco quilômetros a mais entre ir e voltar, e isso não fecha a conta no combustível e no tempo.”
Adicional até Estrela
No segmento das faixas adicionais entre Lajeado e Estrela (obra entregue de maneira parcial em 2023 e 2024) restam acabamentos. Na ponte sobre o Rio Taquari, a CCR recupera os passeios nos dois sentidos. A alça de acesso à ERS-129 está em fase de implantação de sinalização e calçadas.
Delegacia da PRF
No bairro Conventos, segue indefinida a construção da nova Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. Hoje, os agentes trabalham em um pavilhão provisório, com limitações estruturais. Segundo o chefe da unidade, Marcos César Barbosa Silva, ainda não foi autorizada a construção.
“O processo relativo à construção da nova delegacia está na ANTT. A CCR aguarda esse aval para iniciar as obras. Acreditamos que a autorização não deve demorar”. De acordo com ele, embora o espaço seja provisório, ele permite o trabalho. “Há problemas estruturais que surgem, mas a CCR tem enviado equipes para resolver.”
A concessionária trabalha com prazo estimado de seis meses para execução da nova estrutura após o início da obra.
Pendências
Duplicação (Marques de Souza – Lajeado)
Lajeado (km 343–345. Trecho entre os bairros Conventos, Olarias, Bom Pastor, Imigrante, Centenário): concluir marginais, drenagem, passeio e pavimentação.
Viaduto do Montanha (km 345): 95% concluído, na fase de sinalização horizontal e vertical e instalação de defensas.
Viaduto da PRF (km 342): 95%, na fase de sinalização horizontal e vertical e defensas.
Faixas adicionais (Lajeado/Estrela)
Ponte sobre o Rio Taquari (km 350): recuperação de passeios nos dois sentidos.
Alça da ERS-129: implantação de sinalização e calçadas.
Serviços finais: ajustes de segurança e barreiras.
Próximos passos
Concluir serviços complementares.
Vistoria técnica da ANTT.
Aceite formal e encerramento da etapa contratual.
Fonte: Grupo A Hora