Frigomarques conquista selo do Sisbi-POA e projeta expansão nacional
Duramente atingida pelas enchentes que afetaram a região, empresa passou por ampla reforma com investimento superior a R$ 900 mil
O frigorífico Frigomarques instalado na Cidade D’Água, em Marques de Souza, recebeu oficialmente o selo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
A cerimônia de entrega ocorreu nas instalações da empresa e contou com a presença da proprietária Daniela Schneider, o gerente de vendas Eduardo Scherer, do prefeito Fábio Mertz, da médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Marques de Souza, Simone Reichert Dadall, do diretor executivo do Consisa, Noberto Dalpian, da médica veterinária Catarina Esquinatti, coordenadora do Departamento de Inspeção Sanitária e as médicas veterinárias responsáveis pelas fiscalização, Martina Sbaraini e Ana Rita Carboni.
Segundo Catarina, com o selo os produtos inspecionados e registrados pelo SIM, que integra o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), passam a ter autorização para comercialização em todo o território nacional. “Essa conquista representa um avanço significativo para o setor agroindustrial do município.”
Momento de superação e alegria
Noberto Dalpian, diretor executivo do Consisa, parabenizou os proprietários pela luta e perseverança que resultaram na habilitação ao Sisbi. Destacou que essa conquista permitirá à empresa ampliar investimentos e negócios.
“Em um período de muitas dificuldades, como falta de mão de obra, altos impostos e ajustes de custos, é ainda mais significativo ver o Frigomarques superar os desafios, especialmente após a tragédia das enchentes que atingiu a região. É um dia de alegria para Marques de Souza, para os empresários e também para o Consisa, que pôde contribuir para que a empresa chegasse a esse importante momento.”
Novos mercados
A estrutura do Frigomarques, duramente atingida pelas enchentes que afetaram a região, passou por ampla reforma com investimento superior a R$ 900 mil. Atualmente, o frigorífico realiza abates semanais, com a produção destinada a mercados e açougues dos municípios consorciados ao Consisa.
A operação já gera mais de 20 empregos diretos e indiretos, com projeção de alcançar 150 abates por semana nos próximos meses.
Os planos para o futuro incluem a produção de carne embalada a vácuo e a fabricação de embutidos, buscando agregar valor à produção local. A proprietária Daniela destacou que a expectativa era grande pela habilitação, justamente para ampliar o alcance dos produtos e conquistar novos mercados, mostrando a qualidade da carne produzida.
“Estamos muito felizes e gratos por essa conquista. Enfrentamos muitos desafios, fomos insistentes e conseguimos alcançar nosso objetivo. É muito gratificante”.
Segurança alimentar
Para Simone, a equivalência conferida pelo selo ao padrão da inspeção federal representa não apenas um ganho de qualidade e segurança para o consumidor, mas também visibilidade nacional para o município e para a marca. “Fortalece sua competitividade no mercado.”
O prefeito Fábio Mertz ressaltou que a habilitação representa um marco importante para o município, Consisa e, sobretudo, à empresa que acreditou em Marques de Souza, estabeleceu sua sede, gera empregos e movimenta a economia local.
“É motivo de muita alegria para nós ver os produtos daqui ganhando destaque nacional. Parabenizamos a todos os envolvidos e seguiremos juntos para os próximos passos de crescimento”, afirmou.
Fonte: Grupo A Hora