Estudantes de Lajeado participam de atividade com a Marinha e passeio de barco seival no Rio Taquari
Atividade promovida pela Acil e pela UPV reuniu estudantes no Rio Taquari
Estudantes de Lajeado participaram, nesta segunda-feira (24), de uma atividade que reuniu educação ambiental, segurança na navegação e contato direto com o Rio Taquari. A programação foi promovida pela Acil e pela Unidade Parceiros Voluntários (UPV) e incluiu uma palestra da Marinha do Brasil e um passeio de barco, reforçando a importância da preservação e do uso responsável das águas da região.
História e importância do Barco Seival
Antes do passeio, o Comandante do Barco Seival “Lanchão Farroupilha”, Antonio Carlos Rodrigues, apresentou aos estudantes a história da embarcação. Ele destacou que o Seival é uma reconstrução de um dos barcos utilizados por Giuseppe Garibaldi no período farroupilha.
“Esse barco que é uma reconstrução do seival é um dos barcos que foi construído e comandado por Garibaldi no período farroupilha. E por fazer parte da melhor história da guerra, o seival foi o barco para tomada de Laguna, foi o barco em que Garibaldi entrou fazendo a tomada de Laguna e proclamando a república catarinense. E também é a bordo do seival que Garibaldi avista Anitta com uma luneta, é a bordo do seival que se dá o romance universalmente conhecido como Anita e Garibaldi, e também um local de muitas batalhas dentro daquele espaço de Laguna contra os imperiais da época”, explicou.
Rodrigues também reforçou o propósito educativo da embarcação.
“O nosso trabalho com a embarcação visa colocar a criança e o adolescente dentro do ambiente água, em especial o nosso Rio Taquari-Antas, para mostrar a cidade pelo rio, a beleza do rio e que precisamos respeitá-lo. Temos que cuidar das matas ciliares, cuidar dos nossos banhados, cuidar do lixo para não ir para dentro do rio e nem ficar às margens. É parte de interesse da humanidade para termos sustentabilidade e condições de vida no planeta, que corre risco pela nossa irresponsabilidade”, destacou.
Funcionamento da embarcação
Antes da saída, o comandante explicou como funciona o processo de navegação no Seival. A primeira etapa é receber a corda que prende o barco, permitindo a partida.
“Aqui na embarcação Seival o comando conta com sensor de profundidade, rádio de comunicação e local para aplicativo de navegação, podendo ser celular ou tablet. A embarcação possui a Cana de Leme, do mesmo tipo da época, como eram conduzidas em 1838”, detalhou Antonio Rodrigues.
Experiência dos estudantes
A atividade envolveu alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Presidente Castelo Branco (Castelinho), muitos deles conhecendo pela primeira vez uma embarcação como o Seival.
“Eu tô achando muito divertido participar dessa dinâmica”, disse o estudante Kauan Galvão.
Já Eduardo Cabeleira destacou o conteúdo aprendido antes do passeio: “Aprendemos sobre segurança e poluição no rio com o capitão da Marinha durante a palestra antes do passeio e dos cuidados que tem que se ter durante a embarcação”, afirmou.
Fonte: Grupo Independente