Alvos da PF em Lajeado teriam criado nudes falsos de senadora
Ação também apura supostos crimes de apologia ao nazismo e racismo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na cidade
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira, 19, mandados de busca e apreensão em Lajeado contra suspeitos de produzir e divulgar imagens falsas da senadora Soraya Thronicke (Podemos). Segundo a investigação, o grupo teria usado inteligência artificial para criar “deepnudes” — montagens que simulam nudez — da parlamentar e de outros congressistas.
Os investigados também são suspeitos de práticas de apologia ao nazismo e racismo. A PF não divulgou os nomes dos alvos da operação.
As apurações tiveram início após um procedimento aberto pela Polícia Legislativa do Senado Federal, que identificou postagens consideradas indevidas nas redes sociais. No total, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de busca pessoal.
De acordo com a PF, além da produção das imagens falsas, os perfis ligados aos suspeitos continham símbolos e publicações que faziam referência à suposta “superioridade” racial, manifestações associadas ao nazismo e conteúdos de teor racista.
Fonte: Grupo A Hora