cover
Tocando Agora:

Inter se prepara para uma ‘final’ em Fortaleza

Viagem antecipada para o nordeste servirá para jogadores viverem a atmosfera da partida que pode ser crucial também para o Ceará

Inter se prepara para uma ‘final’ em Fortaleza
Foto: Ricardo Duarte / Inter / CP

Pressionado pelos resultados recentes e pela proximidade cada vez maior da zona de rebaixamento, o Inter encara o jogo contra o Ceará, nesta quinta-feira, em Fortaleza, como uma verdadeira decisão. A partida ganhou contornos de final não apenas pela situação colorada, mas também pela importância que tem para o adversário, que pode garantir matematicamente sua permanência na Série A em caso de vitória. O cenário promete um Castelão lotado e um duelo de altíssimo risco.

O próprio técnico Ramón Díaz reforçou o peso do confronto logo após o empate com o Bahia, na rodada passada. Sem vencer há cinco jogos e somando apenas dois pontos no período, o Inter viu sua situação se agravar no fim de semana, quando o Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0, reduzindo para apenas dois pontos a distância colorada em relação ao Z4. “Nós vamos jogar uma final. Por sorte, temos 10 dias para trabalhar e vai ser uma final. Quem ganhar, vai poder brigar um pouco mais para cima na tabela e vai ter mais tranquilidade”, projetou Ramón.

Os tais dez dias citados pelo técnico já estão se esgotando. Na intimidade do CT Parque Gigante, a comissão técnica ultima os detalhes para a partida. Além disso, o Inter antecipou a viagem a Fortaleza, que seria na véspera do jogo, para amanhã. A decisão atende ao objetivo de Ramón Díaz: ambientar os jogadores à pressão que encontrarão no Castelão e na cidade.

A leitura interna é de que a recuperação do Inter pode começar exatamente por um jogo como esse. Uma vitória fora de casa, em ambiente adverso, teria impacto direto na tabela e, sobretudo, no moral do grupo, que vive semanas de forte tensão. A queda de rendimento, a sequência sem vitórias e a aproximação da zona de rebaixamento criaram um ambiente de urgência. Superar essa fase passa por reencontrar o caminho da vitória e o confronto com o Ceará, pelo simbolismo e pelas circunstâncias, ganhou status de ponto de virada.

Outro detalhe que foi tratado nos últimos dias envolveu questões anímicas. Há um consenso de que o rendimento do Inter fora do Beira-Rio, principalmente nas últimas semanas, foi muito aquém do necessário para um time que vive a possibilidade real de rebaixamento. A ideia é reverter essa imagem em Fortaleza.

Mais um ponto dessa mobilização envolve a utilização de Carbonero e Borré, convocados pela Colômbia e que disputa um amistoso contra a Austrália, em Nova Iorque, na noite desta terça-feira. Mesmo com o desgaste da viagem, ambos receberam planejamento especial para se apresentarem diretamente em Fortaleza na noite de quarta-feira, a tempo de estarem em campo contra o Ceará. A utilização ou não de ambos dependerá de Ramón Díaz.


Fonte: Correio do Povo