Santa Tereza mobiliza órgãos e suspende remoção de trilhos na ferrovia
Gestão municipal acionou IPHAN, reuniu-se com DNIT e busca que o governo do estado assuma concessão futuramente
A Prefeitura de Santa Tereza conseguiu suspender a retirada dos trilhos da ferrovia que fazem parte do município. A operação, conduzida pela concessionária Rumo Logística, havia sido iniciada sem comunicação prévia à administração municipal e foi identificada por moradores e grupos que passavam pelo local.
Ao tomar conhecimento da ação, a prefeita Gisele Caumo acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e solicitou a interrupção imediata dos trabalhos. O município é tombado em nível nacional, o que impede alterações sem autorização prévia do órgão. O IPHAN reconheceu a condição especial e determinou a paralisação.
Além do contato com o instituto, a prefeita também procurou a direção da Rumo Logística, primeiro por telefone e posteriormente a empresa anunciou, formalmente, a suspensão das atividades até o esclarecimento da situação.
Reuniões para alinhar próximos passos
Nessa segunda-feira, 11, Gisele se reuniu com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e com o deputado estadual Dirceu Franciscon para discutir o caso. “Solicitei o apoio dos demais prefeitos da região, pois a preocupação não é apenas municipal, mas regional. Afeta tanto o Vale do Taquari quanto a Serra, especialmente na questão turística”, afirma.
Segundo o DNIT, a retirada da malha ferroviária foi autorizada pelo Governo Federal e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A prefeitura busca agora entender a origem e os critérios dessa autorização. Uma das alternativas em análise é propor que o Governo do Estado assuma a concessão do trecho, evitando um novo processo licitatório e garantindo que o modal permaneça ativo e funcionando para o interesse público, principalmente na área de turismo da região.
Com o apoio de lideranças regionais, com destaque para os prefeitos do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha, o executivo pretende transformar a situação, em um debate mais amplo sobre a recuperação da ferrovia como patrimônio histórico e potencial de desenvolvimento turístico.
Entenda
A movimentação foi percebida no início de novembro por moradores e integrantes do grupo “Aventureiros do TPS (Tronco Principal Sul)”. O desmonte partia da estação de Santa Tereza e seguia por comunidades como Alcântara, Jabuticaba, Coronel Salgado, Feitor Faé, São João e Silva Vargas, em um percurso de cerca de 22 quilômetros.
A Rumo Logística informou que o material estava sendo transferido para trechos ainda operacionais da malha sul e que a intervenção possuía autorização da ANTT, responsável pela fiscalização do contrato.
Fonte: Grupo A Hora