Grêmio: reta final não traz bons números do primeiro turno
Tricolor somou apenas cinco pontos contra os adversários das próximas seis rodadas do Brasileirão
A derrota para o Cruzeiro manteve aceso o sinal de alerta no Grêmio. Com 39 pontos em 32 rodadas, o Tricolor caiu para a 13ª colocação, diminuindo a distância para o Z-4. Na zona mista da Arena, Arthur falou sobre a possibilidade de rebaixamento: “Todos têm. Enquanto não for matematicamente confirmado, todos têm, não só o Grêmio, assim como os outros”.
Nesta reta final do Brasileirão, o Grêmio terá uma sequência em que não teve um bom aproveitamento no primeiro turno. A única vitória aconteceu justamente no próximo duelo: contra o Fortaleza. No primeiro turno, na Arena, o Tricolor venceu o Leão do Pici por 2 a 1. Os dois gols foram marcados em pênaltis convertidos por Braithwaite. O dinamarquês sofreu uma lesão no tendão de Aquiles e só volta a atuar em 2026.
Nos demais confrontos, o time gaúcho não venceu. Empatou com o Vasco por 1 a 1, em São Januário e obteve o mesmo resultado com o Botafogo, na Arena. Já diante do Palmeiras, no Allianz Parque, do Fluminense, no Maracanã, e do Sport, na Arena, derrotas por 1 a 0. O aproveitamento nesses seis jogos foi de apenas 27,7%.
Com o cenário atual, se repetisse os mesmos resultados, o Tricolor chegaria aos 44 pontos, conseguindo provavelmente escapar da Série B. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de rebaixamento com essa pontuação são de apenas 4,5%.
Se há duas ou três rodadas o foco na Arena era apenas olhar para a parte de cima da tabela, com a esperança de buscar uma vaga na pré-Libertadores de 2026, a realidade, após as derrotas para o Corinthians e o Cruzeiro, aponta para outro caminho: a permanência na Série A do próximo ano.
Fonte: Correio do Povo