Temporal de granizo destelha 180 casas e destrói safra de erva-mate em Itapuca

10/18/2019

08:37:52 AM

Geral

O temporal de granizo que atingiu Itapuca, município de pouco mais de dois mil habitantes, na região alta do Vale do Taquari, deixou um rastro de destruição, na tarde desta quinta-feira (18).

A tormenta, que iniciou por volta das 16h, durou cerca de dez minutos, tempo suficiente para destelhar, aproximadamente, 180 residências no perímetro urbano, num raio de 15 quilômetros. “Algumas famílias tiveram que deixar suas casas, pois além do telhado avariado, também foram alagadas. Estas famílias procurara alojamento na casa de parentes.


Ainda na quinta-feira, começamos a distribuir lonas para a cobertura dos prédios”, comenta o prefeito de Itapuca, Marcos Scorsatto. Não houve registro de feridos.

Na zona rural, aviários, estufas e galpões foram atingidos. “Temos uma produção muito forte de erva-mate. Perdemos quase toda a safra. A estimativa é de que 90% da produção foi destruída pelo granizo”, lamenta o prefeito. A localidade mais afetada foi Linha Campo Bonito.

“Os prejuízos ainda estão sendo calculados, mas já adianto que são de grande monta. A pesar disso, tenho certeza que Itapuca vai superar mais esta tormenta, algo que já está virando rotina no município. Ainda ontem, decretamos estado de calamidade pública”, revela Scorsatto. LF


Compartilhe